sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Realizado com sucesso o primeiro seminário do ciclo de debates

Na noite de 18 de agosto foi realizada, na Escola Superior Dom Helder Câmara, a primeiro de uma série de três seminários do Ciclo de Debates: A questão agrária - 21 anos da Resistência Camponesa de Santa Elina.


O tema A legislação e a prática do judiciário atual diante dos conflitos por terra e territórios teve como expositores: Dr. Raphael Luís Pereira Beviláqua, Procurador da República em Rondônia, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão; Dra. Ana Cláudia da Silva Alexandre - Defensora pública em atuação na Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH) de Minas Gerais; Dr. Matheus Mendonça Leite, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG; e contou com a mediação do Dr. Felipe Nicolau, presidente da Associação Brasileira dos Advogados do Povo e José Pimenta, do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos.

A abertura do debate foi saudada pelo Pro-Reitor, Dr. Luiz Chaves, em nome da Escola Superior Dom Helder Camara. Ele foi presenteado com um quadro com a foto do camponês "Sula", recentemente falecido (26 de julho deste ano), participante da resistência camponesa de Cachoeirinha no Norte de Minas. Sula, remanescente das famílias expulsas da terra em 1967, conquistou uma parte destas terras em 1983,e ele sempre fazia questão de destacar que esta conquista fora possível graças à firmeza e ao apoio do então advogado da FETAEMG, "Luizinho" Chaves.


Compareceram ao primeiro seminário advogados, professores, estudantes, estudiosos do problema agrário, operários camponeses, sindicalistas, ativistas de movimentos populares e democráticos. Registrou-se a presença de diversas organizações como: Renap - Rede Nacional de Advogados Populares, Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH e Região - Marreta, Movimento Estudantil Popular Revolucionário, Luta Popular Sindical, Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, Movimento Feminino Popular, Liga Operária, Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação, SindUte de Vespasiano, Comitê Mineiro de Apoio a Luta pela Terra, Associação Brasileira de Advogados do Povo, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Belo Horizonte, Sindados MG.

Em breve disponibilizaremos os materiais com o conteúdo das apresentações dos expositores e o relato sobre o rico e importante debate desenvolvido neste primeiro seminário.

Desde já reforçamos o convite para o próximo seminário do ciclo de debates: A questão agrária - 21 anos da Resistência Camponesa de Corumbiara que terá como tema: Em defesa da Previdência Rural – Pelo fim das isenções do Agronegócio e será promovido na PUC-MG (Campus Coração Eucarístico), no dia 23 de agosto, às 19:00hs





Nenhum comentário:

Postar um comentário